VÍDEO: moradores registram diversos peixes mortos boiando em rio do Bailique, distrito de Macapá
16/02/2026
(Foto: Reprodução) Moradores registram peixes mortos boiando em rio do Bailique, distrito de Macapá
Moradores do Bailique, distrito de Macapá (AP), registraram neste domingo (15) a morte de várias espécies de peixes no rio Igarapé Grande, na região da Terra Grande. O vídeo mostra animais boiando na água.
As comunidades afetadas incluem Vila Maranata, Vila Equador, Monte Carlos, Boa Esperança, Filadélfia e Campos do Jordão.
Baixe o app do g1 para ver notícias do AP em tempo real e de graça
A professora Jaciléia Maciel, moradora da Vila Maranata, relatou que o problema tem atingido diferentes espécies de peixes e preocupa todas as famílias da região.
“Está acontecendo a morte de várias espécies de peixe. Não é só uma espécie, são vários: pescada, bagre, raia, piaba, sardas. Eu acho que é devido às chuvas, às folhas podres e galhos. O odor aqui no rio está horrível”, disse.
LEIA TAMBÉM:
Ervas medicinais e ancestralidade do Amapá marcam desfile da Mangueira
Produtores da agricultura familiar recebem licenças para plantio de milho e soja em Macapá
Maracatu da Favela tem carros saqueados e até o Super Mario some no AP
Além da mortandade dos peixes, moradores afirmam que a qualidade da água tem afetado diretamente a saúde das famílias. O rio é usado para atividades domésticas, como lavar roupas e escovar os dentes, o que aumenta o risco de contaminação.
“A gente precisa da água do rio para várias coisas, como lavar roupa e escovar os dentes. Isso está prejudicando, já está dando vômito e diarreia nas crianças”, contou a agente de saúde Érica de Paula, também moradora do Bailique.
Os moradores pedem atenção das autoridades para investigar as causas da mortandade dos peixes e garantir medidas de proteção à saúde da população.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) informou ao g1 que acionou o Batalhão Ambiental. Segundo a pasta, a equipe do Batalhão, que permanece de prontidão na Vila Progresso, foi mobilizada para realizar o levantamento e checar as causas do ocorrido.
A suspeita inicial é de que o fenômeno esteja relacionado a fatores naturais, como a chegada do inverno e a influência da água salgada.
Moradores Registram mortes de diferentes espécies de peixes no Bailique
Divulgação/Jaciléia Maciel
Moradores Registram mortes de diferentes espécies de peixes no Bailique
Divulgação/Jaciléia Maciel
Moradores Registram mortes de diferentes espécies de peixes no Bailique
Divulgação/Jaciléia Maciel
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: